No momento de olhar para trás e avaliar o ano cinematográfico que tivemos, a impressão é sempre de que foi pior do que realmente é. 2022 poderia ter sido melhor, muitas expectativas caíram por terra. Mas no fundo, foi um ano para ver muita coisa boa e retornar de vez para as salas de cinema, muito embora a oferta de filmes nos streamings já é algo incontornável. Faço aqui a minha tradicional lista de melhores e piores (esses últimos cada vez mais difíceis de escolher) dentre os filmes lançados comercialmente no Brasil em 2022, seja presencial ou virtualmente. No meu perfil do Letterboxd tem uma relação ampliada de filmes. Minha lista, hoje, seria assim:
Drive My Car
Porque seguir em frente é também olhar para trás.
Memória
Porque a memória é a forma como os mortos de hoje ou de amanhã caminham mais uma vez.
A Mulher que Fugiu
Porque parece inevitável: o passado sempre te alcança.
Roda do Destino
Porque o mundo é um moinho.
Vitalina Varela
Porque os nossos fantasmas seguem vivos em nós.
Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental
Porque todo mundo quer saber com quem você se deita, nada pode prosperar.
Aftersun
Porque a sombra do pai pode ser, ao mesmo tempo, abrigo e escuridão.
Licorice Pizza
Porque as memórias da juventude têm som, cheiro e sabor.
Marte Um
Porque marte é logo ali.
Noites de Paris
Porque somos apenas passageiros do tempo presente.
Benedetta
Não Haverá Mais Noite
Batman
Mães Paralelas
O Acontecimento
Armageddon Time
Paloma
A Lenda do Cavaleiro Verde
A Pior Pessoa do Mundo
Crimes do Futuro
Na lista de piores do ano, as pedras no sapato são essas:
Não se Preocupe, Querida
Sorria
Tô Ryca! 2
Vortex
Bem-Vindos a Bordo