1. Felicidade (Doris Dörrie,
Alemanha, 2012) **
Alemanha, 2012) **
2. O Mundo dos
Pequeninos
(Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2012) ***½
Pequeninos
(Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2012) ***½
3. A Origem dos
Guardiões
(Peter Ramsey, EUA, 2012) ***
Guardiões
(Peter Ramsey, EUA, 2012) ***
4. O Homem da
Máfia
(Andrew Dominik, EUA, 2012) ***½
Máfia
(Andrew Dominik, EUA, 2012) ***½
5. Gonzaga – De
Pai para Filho
(Breno Silveira, Brasil, 2012) **½
Pai para Filho
(Breno Silveira, Brasil, 2012) **½
6. Os Infratores (John Hillcoat,
EUA, 2012) **
EUA, 2012) **
7. O Morro dos
Ventos Uivantes
(Andrea Arnold, Reino Unido, 2011) ****
Ventos Uivantes
(Andrea Arnold, Reino Unido, 2011) ****
8. Holy Motors (Leos Carax,
França/Alemanha, 2012) ****
França/Alemanha, 2012) ****
9. Elefante
Branco
(Pablo Trapero, Argentina/Espanha/França, 2012) ***½
Branco
(Pablo Trapero, Argentina/Espanha/França, 2012) ***½
10. 7 Dias em
Havana
(Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan
Carlos Tabío e Laurent Cantet, Espanha/França, 2012) **
Havana
(Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan
Carlos Tabío e Laurent Cantet, Espanha/França, 2012) **
11. Rota
Irlandesa
(Ken Loach, Reino Unido/França/Itália/Bélgica/ Espanha, 2010) ***
Irlandesa
(Ken Loach, Reino Unido/França/Itália/Bélgica/ Espanha, 2010) ***
12. Operação
Invasão
(Gareth Evans, Indonésia/EUA, 2011) **½
Invasão
(Gareth Evans, Indonésia/EUA, 2011) **½
13. As Aventuras
de Pi
(Ang Lee, EUA/China, 2012) ***½
de Pi
(Ang Lee, EUA/China, 2012) ***½
14. O Hobbit:
Uma Jornada Inesperada (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2012) ***½
Uma Jornada Inesperada (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2012) ***½
15. Sinfonia de
Paris
(Vincente Minnelli, EUA, 1951) ****
Paris
(Vincente Minnelli, EUA, 1951) ****
16. O Senhor dos
Anéis: A Sociedade do Anel (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2001) *****
Anéis: A Sociedade do Anel (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2001) *****
17. Hoje (Tata Amaral,
Brasil, 2011) ***
Brasil, 2011) ***
18. Cabra
Marcado para Morrer
(Eduardo Coutinho, Brasil, 1985) *****
Marcado para Morrer
(Eduardo Coutinho, Brasil, 1985) *****
19. O Senhor dos
Anéis: As Duas Torres
(Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2002) ****½
Anéis: As Duas Torres
(Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2002) ****½
20. O Senhor dos
Anéis: O Retorno do Rei (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2003) ****½
Anéis: O Retorno do Rei (Peter Jackson, EUA/Nova Zelândia, 2003) ****½
21. Liv &
Ingmar – Uma História de Amor (Dheeraj Akolkar, Noruega/Reino Unido/Índia,
2012) **
Ingmar – Uma História de Amor (Dheeraj Akolkar, Noruega/Reino Unido/Índia,
2012) **
22. Os Amantes
da Pont-Neuf
(Leos Carax, França, 1991) ****½
da Pont-Neuf
(Leos Carax, França, 1991) ****½
23. Magic Mike (Steven
Soderbergh, EUA, 2012) **
Soderbergh, EUA, 2012) **
24. Caminho para
o Nada
(Monte Hellman, EUA, 2010) ****
o Nada
(Monte Hellman, EUA, 2010) ****
25. Kill List (Ben Wenthley,
Reino Unido, 2011) ***½
Reino Unido, 2011) ***½
26. Oh!
Rebuceteio
(Cláudio Cunha, Brasil, 1984) ****
Rebuceteio
(Cláudio Cunha, Brasil, 1984) ****
27. Babilônia
2000
(Eduardo Coutinho, Brasil, 2000) ***½
2000
(Eduardo Coutinho, Brasil, 2000) ***½
28. As Vantagens
de Ser Invisível
(Stephen Chbosky, EUA, 2012) ***½
de Ser Invisível
(Stephen Chbosky, EUA, 2012) ***½
29.
Frankenweenie
(Tim Burton, EUA, 2012) ***
Frankenweenie
(Tim Burton, EUA, 2012) ***
Revisões:
30. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância (Bertrand Bonello, França, 2011) ****
Rapaz, comparando contigo, estou me sentindo generoso demais nas cotações… enfim, vamos lá:
L'APOLLONIDE – 4,5/5
A SOCIEDADE DO ANEL – 5/5
AS DUAS TORRES – 4,5/5
O RETORNO DO REI – 5/5
CABRA MARCADO PARA MORRER – 5/5 (mas preciso rever!)
O HOBBIT – 3,5/5
AS AVENTURAS DE PI – 5/5
HOLY MOTORS – 5/5
OS INFRATORES – 3/5
GONZAGA – 3,5/5
O HOMEM DA MÁFIA – 4/5
Wallace, às vezes eu que tenho a impressão de que sou muito carrasco com as cotações, mas é a forma de cada um lidar com a distribuição de estrelas. Dos filmes, só comentar que não consegui achar As Aventuras de Pi assim sensacional, apesar de ser bem acima da média dentro do cinema comercial.