2. Busca Frenética (Roman Polanski, EUA, 1988) ****
3. A Tortura do Silêncio (Alfred Hitchcock, EUA, 1953) ***½
4. A História Oficial (Luis Puenzo, Argentina, 1985) ****½
5. O Rei da Comédia (Martin Scorsese, EUA, 1982) ****
6. Pacto de Sangue (Billy Wilder, EUA, 1944) ****½
7. Noites de Circo (Ingmar Bergman, Suécia, 1953) ****
8. O Túmulo dos Vaga-Lumes (Isao Takahata, Japão, 1988) ***½
9. Toy Story 3 (Lee Unkrich, EUA, 2010) ****
10. Nazarin (Luis Buñuel, México, 1959) ****½
11. Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, EUA, 2010*) **
12. Quase Famosos (Cameron Crowe, EUA, 2000) ****
13. Zona Verde (Paul Greengrass, EUA/Reino Unido/França/ Espanha, 2010) ***½
14. Soul Kitchen (Fatih Akin, Alemanha, 2009) ***½
15. Vidas que se Cruzam (Guillermo Arriaga, EUA/Argetina, 2008) **
16. O Preço da Traição (Atom Egoyan, EUA/Canadá/França, 2009) **½
17. O Búfalo da Noite (Jorge Hernadez Aldana, México, 2007) *
18. Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Niels Arden Oplev, Suécia/Dinamarca/Alemanha, 2009) **
19. Os Palhaços (Frederico Fellini, Itália/França/Alemanha Ocidental, 1970) **½
20. Atravessando a Ponte – O Som de Istambul (Fatih Akin, Alemanha/Turquia, 2005) ****
21. Direito de Amar (Tom Ford, EUA, 2009) ***
Revisões:
22. À Prova de Morte (Quentin Tarantino, EUA, 2007)
23. Filhos da Esperança (Alfonso Cuarón, EUA/Reino Unido, 2006)
REI DA COMÉDIA entra no meu top 10 do Scorsese. Jerry Lewis tá formidável.
Vi NOITES DE CIRCO mês passado e gostei menos, e PACTO DE SANGUE talvez seja o melhor dos pouco noir P&B que vi.
Dessa sua lista meus preferidos são Busca Frenética, Quase Famosos e Pacto de Sangue. Gozado! eu gostei do novo do Gilliam. E até hoje não vi o Rei da Comédia (uma mancha na minha biografia scorcesiana).
Cultura na veia:
http://culturaexmachina.blogspot.com
Acho que meus favoritos aí são O Rei da Comédia e Quase Famosos. Além das suas 2 revisões, que adoro. Também vi Busca Frenética esses dias, mas não achei isso tudo não.
Gustavo, penso que talvez O Rei da Comédia também entre num top ten meu do Scorsese, mas teria que avaliar essa lista. De qualquer forma, é um filmão, longe do estilo que consagrou o diretor. Sou suspeito para falar do Bergman, um dos meus diretores favoritos, e Noites de Circo confirma a força criativa do cineasta, mesmo num filme "menor". E Pacto de Sangue é o filme noir por excelência. Magistral.
Roberto, meu problema nem é com o filme do Gilliam, mas é com o cinema dele de uma forma geral, não consigo me envolver. E belas escolhas essas suas.
Wallace, estava pensando em Busca Frenética quando escrevia sobre O Escritor Fantasma e me parece que ambos os filmes bebem da mesma fonte do suspense e tensão, mas acho que gosto um tantinho mais do primeiro.