Melhor Filme
O Curioso Caso de Benjamin Button
O Leitor
Frost/Nixon
Milk – A Voz da Igualdade
Quem Quer Ser um Milionário?
Há bons filmes aqui, mas espera-se de uma seleção do Oscar um mínimo de excelência. Nenhum está à altura. Todos os quatro primeiros são bastante corretos, corretos até demais. Justamente o mais exagerado, o mais manipulativo, auto-espetacularizado, querendo ser pop, é o mais cotado para vencer. Difícil Slumdog não ganhar, porque vem colhendo vitórias por onde passa. Só consigo pensar que ele é o único da seleção que anuncia um final para cima, com protagonista se dando bem na vida, algo que a Academia e todos os outros prêmios anteriores parecem adorar. Os melhores para mim, Frost/Nixon e Milk, não parecem ter chance alguma. Mas não seria nada mal se Button vencesse. Quem sabe? Tem cara de Oscar.
Meu palpite: Quem Quer Ser um Milionário?
Minha ordem de preferência: Frost/Nixon; Milk – A Voz da Igualdade; O Curioso Caso de Benjamin Button; O Leitor; Quem Quer Ser um Milionário?
Melhor Direção
Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Gus Van Sant (Milk – A Voz da Igualdade)
Ron Howard (Fros/Nixon)
Stephen Daldry (O Leitor)
A seleção se mostra mais fraca ainda nessa categoria porque, apesar de bons filmes, não vejo nenhum grande trabalho de destaque no quesito direção. A Academia foi pouco ousada ao repetir todos os indicados a filme e pelo visto Danny Boyle ganha a dianteira pela paixão por seu novo filme. Uma escolha bastante curiosa porque ele, que já comandou ótimos filmes (Cova Rasa, Trainspotting, Extermínio, Alerta Solar), dirige esse aqui como se fosse um novato, um garoto brincando com a câmera, buscando um meio termo pop-kitsch. David Fincher pode ser uma surpresa caso a Academia resolva dividir os votos ou mesmo Stephen Daldry, já que eles o adoram, e sempre foi indicado por suas obras. Howard e Van Sant são azarões, esse último um dos melhore da seleção.
Meu palpite: Danny Boyle
Minha ordem de preferência: Gus Van Sant; David Fincher; Ron Howard; Stephen Daldry; Danny Boyle
Melhor Ator
Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Frank Langella (Fros/Nixon)
Mickey Rourke (O Lutador)
Richard Jenkins (Aprendendo a Viver)
Sean Penn (Milk – A Voz da Igualdade)
Desde que O Lutador estreou no Festival de Veneza e começaram a cotar o nome de Mickey Rourke para o Oscar, eu acreditei nele. E fez uma ótima campanha até que Sean Penn apareceu no ringue. Dois grandes atores e dois grandes trabalhos, garantindo uma bela luta. O veterano que retorna depois de um período difícil na carreira contra o queridinho respeitado, cheio de trejeitos. Mas Penn já tem um Oscar e não faz muito tempo que ganhou. Rourke está dando a volta por cima, eles adoram isso. Frank Langella é um ótimo Nixon, o grande azarão. Richard Jenkins é uma grande surpresa, mas seu filme é pequeno. Como não me empolguei com o trabalho de Brad Pitt, acho que ele só enche a lista.
Meu palpite: Mickey Rourke
Minha ordem de preferência: Mickey Rourke; Richard Jenkins; Sean Penn; Frank Langella; Brad Pitt
Melhor Atriz
Angelina Jolie (A Troca)
Anne Hathaway (O Casamento de Rachel)
Kate Winslet (O Leitor)
Melissa Leo (Rio Congelado)
Meryl Streep (Dúvida)
Meryl Streep é veterana, está excelente em seu filme, a Academia a adora e ganhou prêmios importantes nessa temporada. Mas entre ela que já possui 2 Oscars em casa (além do recorde de indicações – 15), e Kate Winslet, várias vezes indicada e nunca ganhadora, acredito na vitória da inglesinha. Streep pode surpreender. Angelina Jolie por pouco não entra, mas é dona de uma ótima interpretação. Melissa Leo conseguiu uma vaga por um filme indie, não ganhar por nada, e nem é assim tão excelente. Mas seria ótimo se Anne Hathaway vencesse por um trabalho excelente, chegou a ser favorita um dia.
Meu palpite: Kate Winslet
Minha ordem de preferência: Anne Hathaway; Meryl Streep; Angelina Jolie; Kate Winslet; Melissa Leo
Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Josh Brolin (Milk – A Voz da igualdade)
Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho)
Philip Seymour Hoffman (Dúvida)
Robert Downey Jr. (Trovão Tropical)
Bem, pode dar Heath Ledger se a Academia quiser premiar um talento que já se foi, ou então Heath Ledger como compensação porque o filme do morcegão ficou de fora em muita coisa, ou mesmo Heath Ledger se o prêmio for para uma grande atuação. Todos os outros estão muito bem, com exceção de um Josh Brolin somente correto em Milk. Alguém sabe por que ele foi indicado? Será algum tipo de compensação por terem o esnobado em Onde os Fracos Na Têm Vez? Seymour Hoffman e Downey Jr. não fariam feio se ganhassem. Michael Shannon foi a grande surpresa, numa participação mínima, mas intrigante.
Meu palpite: Heath Ledger
Minha ordem de preferência: Heath Ledger; Philip Seymour Hoffman; Robert Downey Jr.; Michael Shannon; Josh Brolin
Atriz Coadjuvante
Amy Adams (Dúvida)
Marisa Tomei (O Lutador)
Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Taraji P. Hanson (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Viola Davis (Dúvida)
Acredito que a única atriz que ameaçava Penélope Cruz era Kate Winslet, caso a Academia engolisse o lobby dos irmãos Weinstein e a indicasse em coadjuvante por O Leitor. Sem ela, a atriz amodovariana de Woody Allen parece que vai levar a melhor. O minimalismo de Viola Davis e Amy Adams se contrapõe ao exagero caricatural da atuação de Taraji P. Hanson. A primeira tem potencial, mas possui pouco tempo em tela; a vitória da última pode ser uma consolação para Benjamin Button. Adams não oferece risco. E embora eu goste muito da Marisa Tomei, acho que ela já esteve muito melhor antes. No geral, categoria fraca a desse ano.
Meu palpite: Penélope Cruz
Minha ordem de preferência: Viola Davis; Marisa Tomei; Penélope Cruz; Amy Adams; Taraji P. Hanson
Melhor Roteiro Adaptado
Dúvida (John Patrick Shanley)
O Curioso Caso de Benjamin Button (Eric Roth e Robin Swincord)
Frost/Nixon (Peter Morgan)
O Leitor (David Hare)
Quem Quer Ser um Milionário? (Simon Beaufoy)
Curiosamente as melhores adaptações para mim foram feitas a partir de peças de teatro, ambas muito bem sucedidas na tela: os longos diálogos de Dúvida ainda têm muito de teatral, mas funciona muito bem; já Frost/Nixon em pouco lembra os palcos, é bem dinâmico e com texto afiado. Mas nenhum deve vencer. Parece que a Academia está disposta mesmo a premiar a trajetória simplista do favelado que virou milionário, história de superação supervalorizada. Eric Roth fez bom trabalho em crescer o conto do Fitzgerald, mesmo com deslizes, e é uma segunda opção. Não acredito na força de O Leitor.
Meu palpite: Quem Quer Ser um Milionário?
Minha ordem de preferência: Dúvida; Frost/Nixon; O Curioso Caso de Benjamin Button; O Leitor; Quem Quer Ser um Milionário?
Melhor Roteiro Original
Milk – A Voz da Igualdade (Dustin Lance Black)
Na Mira do Chefe (Martin McDonagh)
Rio Congelado (Courtney Hunt)
Simplesmente Feliz (Mike Leigh)
Wall-E (Andrew Stanton)
Pelo menos aqui os indicados são mais ousados, sendo que Milk é o único indicado a Melhor Filme, justo em quem aposto, pois parece que a Academia gostou do filme, aparece em categorias importantes e, se Sean Penn não ganhar, essa seria uma ótima consolação. Na Mira do Chefe e Simplesmente Feliz são ótimos trabalhos, mas os filmes não tiveram tanta visibilidade. Rio Congelado veio acompanhado pela indicação de Melissa Leo, somente para preencher a lista. Mas se houver surpresa, aposto em Na Mira do Chefe, quem sabe? Premiar o roteiro de Wall-E é uma ousadia, não acredito, mas seria excepcional.
Meu palpite: Milk – A Voz da Igualdade
Minha ordem de preferência: Wall-E; Na Mira do Chefe; Simplesmente Feliz; Milk – A Voz da Igualdade; Rio Congelado
Melhor Animação
Bolt – Supercão
Kung-Fu Panda
Wall-E
É, Wall-E não passa daqui, devia estar na categoria principal, mas isso é discussão ultrapassada. Bolt é bonitinho, mas só preenche a lista. Mas o meu maior receio é com uma possível surpresa de Kung-Fu Panda, filme fraquíssimo, que ganhou tudo no Oscar da animação, o Annie Awards, deixando Wall-E a ver navios. Que medo!!!!!!!
Meu palpite: Wall-E
Minha ordem de preferência: Wall-E; Bolt – Supercão; Kung-Fu Panda
Melhor Filme Estrangeiro
Daar Barden Meihof Complex (Alemanha)
Derpatures (Japão)
Entre os Muros da Escola (França)
Revanche (Áustria)
Valsa com Bashir (Israel)
Daqui só vi Valsa com Bashir e gostei muito, só não me parece o tipo de filme (animação pessimista) para a Academia premiar. Mesmo assim, é o mais cotado e que tem coletado vários prêmios nos EUA. Mas como nessa categoria a quantidade de votantes é menor, porque é preciso ver todos os indicados, existem muitas de surpresa e nesse sentido Entre os Muros da Escola, última Palma de Ouro em Cannes, é uma possibilidade. Mas a surpresa pode vir de qualquer lugar.
Meu palpite: Valsa com Bashir
Minha ordem de preferência: Valsa com Bashir (o único a que assisti)
Melhor Montagem
Meu palpite: Quem Quer Ser um Milionário?
Minha ordem de preferência: Batman – O Cavaleiro das Trevas; Frost/Nixon; Quem Quer Ser um Milionário?; O Curioso Caso de Benjamin Button; Milk – A Voz da Igualdade
Melhor Fotografia
Meu palpite: Quem Quer Ser um Milionário?
Minha ordem de preferência: O Curioso Caso de Benjamin Button; Batman – O Cavaleiro das Trevas; A Troca; Quem Quer Ser um Milionário?; O Leitor
Melhor Trilha Sonora
Meu palpite: Quem Quer Ser um Milionário?
Minha ordem de preferência: Wall-E; O Curioso Caso de Benjamin Button; Quem Quer Ser um Milionário?; Um Ato de Liberdade; Milk – A Voz da Igualdade
Melhor Canção Original
Meu palpite: Jai Ho
Minha ordem de preferência: Jai Ho; O Saya; Down to Earth
Melhor Direção de Arte
Meu palpite: O Curioso Caso de Benjamin Button
Minha ordem de preferência: A Troca, O Curioso Caso de Benjamin Button; Batman – O Cavaleiro das Trevas; A Duesa; Foi Apenas um Sonho
Melhor Figurino
Meu palpite: A Duquesa
Minha ordem de preferência: O Curioso Caso de Benjamin Button; Milk – A Voz da Igualdade; A Duquesa; Austrália; Foi Apenas um Sonho
Melhor Maquiagem
Meu palpite: O Curioso Caso de Benjamin Button
Minha ordem de preferência: O Curioso Caso de Benjamin Button; Hellboy II – O Exército Dourado; Batman – O Cavaleiro das Trevas
Melhores Efeitos Visuais
Meu palpite: O Curioso Caso de Benjamin Button
Minha ordem de preferência: O Curioso Caso de Benjamin Button; Batman – O Cavaleiro das Trevas; Homem de Ferro
Melhor Edição de Som
Meu palpite: Batman – O Cavaleiro das Trevas
Minha ordem de preferência: Wall-E; Batman – O Cavaleiro das Trevas; O Procurado; Homem de Ferro; Quem Quer Ser um Milionário?
Melhor Mixagem de Som
Meu palpite: Batman – O Cavaleiro das Trevas
Minha ordem de preferência: Wall-E; Batman – O Cavaleiro das Trevas; O Curioso Caso de Benjamin Button; O Procurado; Quem Quer Ser um Milionário?
Ranking dos filmes:
Jogando tudo num saco só, fiz essa listinha com minha ordem de preferência dos filmes que aparecem nessa edição do careca dourado a que eu assiti:
Wall-E *****
O Lutador ****½
Batman – O Cavaleiro das Trevas ****½
Dúvida ****
O Casamento de Rachel ****
Vicky Cristina Barcelona ****
Na Mira do Chefe ****
Frost/Nixon ****
Simplesmente Feliz ****
Homem de Ferro ****
Valsa com Bashir ****
Milk – A Voz da Igualdade ****
O Curioso Caso de Benjamin Button ***½
Trovão Tropical ***½
Foi Apenas um Sonho ***½
Hellboy II – O Exército Dourado ***½
Bolt – Supercão ***½
Aprendendo a Viver ***
O Leitor ***
Rio Congelado ***
A Duquesa ***
Austrália **½
Quem Quer Ser um Milionário? **½
A Troca **
Um Ato de Liberdade **
Kung Fu Panda **
O Procurado *
Também acho que “Quem Quer Ser um Milionário?” tem uma grande possibilidade de ser o maior vencedor desse Oscar. Nossos palpites estão bem parecidos e na verdade torço pela maioria deles. Abs!
Discordamos em Ator, Filme Estrangeiro e Edição de Som. Como ainda não assisti a todos os filmes indicados, vou me eximir de comentar sobre sua afirmação de que a qualidade dos longas mencionados pela Academia, neste ano, não é tão boa assim.
Então Vinícius, nem adiantou eu torcer contra Slumdog, levou muita coisa. Mas a minha maior decepção foi SEan Penn ganhar de Mickey Rourke.
Kamila, pouca discordâncias mesmo, mas dos que você viu, não achou a qualidade fraca? Pelo menos a categoria principal foi bem baixa esse ano.